26 de Fevereiro de 2024

HBP é o hospital que mais realiza cirurgias bucomaxilofaciais no país

Conforme o Datasus foram realizados 834 procedimentos em 2023.

Conforme dados divulgados na última semana pelos Datasus, o HBP alcançou o 1° lugar no ranking nacional de cirurgias da face e aparelho estomatognático em 2023.

Foram 834 procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde, financiados pelo Governo do Estado, incluindo cirurgias ortognáticas, remoção de cistos, tratamento de tumores, reconstruções faciais, entre outros, reafirmando o compromisso da equipe com a excelência e o cuidado. Na sequência estão os hospitais de Arapiraca (AL), conjunto Hospitalar de Sorocaba (SP), Hospital Estadual de Urgência e Emergência do Espírito Santo (ES) e Unidade de Urgência de Teresina (PI).

O Dr. Thiago Calcagnotto, um dos coordenadores do serviço, diz que a notícia foi recebida com muita alegria. 'Nos deixou muito felizes, pois estamos construindo esse serviço há mais de 10 anos. É o reconhecimento a este trabalho.'

O serviço iniciou em maio de 2013, através de uma parceria entre a FATEC Dental CEO, Hospital Bom Pastor e Prefeitura Municipal, com a inclusão destes serviços na contratualização com o Estado. Inicialmente o serviço atendia somente a região 6 de saúde, que compreende os municípios de Cambará do Sul, São Francisco de Paula, Três Coroas, Igrejinha, Parobé, Taquara, Riozinho, Rolante, sendo gradativamente ampliado, atendendo hoje 70 municípios, o que representa uma população de mais de 1,5 milhões de habitantes.
Os procedimento realizados Fatec Dental CEEO, através de seus alunos, professores, mestres e doutores fizeram com que Igrejinha se destacasse nesta área. 
Conforme o Dr. Vinícius Salim Silveira, também coordenador do serviço, atualmente 31 alunos cursam a Especialização em Cirurgia Bucomaxilofacial. Desde o início já foram 194 alunos nos cursos de pós-graduação e especialização.

A cirurgia bucomaxilofacial mudando vidas

Caroline Moraes, paciente do serviço, sofreu com problemas funcionais e estéticos por mais de 10 anos, até passar pela cirurgia ortognática no HBP em outubro de 2023. 'Durante o período pré-operatório dá uma certa aflição por ser uma cirurgia de grande porte, mas a equipe é muito querida, me acalmou e me deu todo o suporte. A cirurgia ortognática para mim foi a realização de um sonho. O resultado foi ainda melhor do que eu imaginava que seria. Quando tu começa a conversar e dá um sorriso e vê que a mordida está encaixando e tu nunca teve isso, não tem preço.'



Fonte: Renata H. Ghiggi - Relações Públicas e Jornalista
COMPARTILHAR: