10 de Dezembro de 2020

Programa Vida Leve proporciona mudança de hábito nos pacientes

Oito pacientes estão participando do projeto piloto.

Exercícios, dança, alimentação saudável, caminhadas. Nada disso fazia parte da rotina de oito pessoas que aceitaram participar de um projeto: o HBP deu início no dia 23/11 ao Programa Vida Leve, um projeto piloto para um serviço de emagrecimento saudável, com o objetivo de atender pacientes com alto grau de obesidade. A ideia é que, obtendo sucesso, o Programa de Emagrecimento seja incluído no rol de serviços oferecidos pelo HBP.

Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o número de pessoas obesas no Brasil aumentou 67,8% entre os anos de 2006 e 2018. Ao mesmo tempo, a população passou a adquirir hábitos mais saudáveis, o que é um dado curioso a se observar, visto que a população se encontra em estado de sobrepeso.

Os oito pacientes do Programa Vida Leve, cinco pacientes em internação e três ambulatoriais, têm acompanhamento da equipe, que inclui psiquiatra, psicóloga, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeuta, além do apoio do corpo clínico e enfermagem. 

Os dias dos pacientes tem sido bastante agitados: diariamente eles realizam atividades físicas no Estúdio Funcional, parceiro do projeto, além dos exercícios coordenados pelo educador físico do HBP; as nutricionistas do hospital e da Secretaria Municipal de Saúde realizam oficinas de culinária, seminários e avaliações nutricionais, além de outras atividades como artesanato, horta, sessão de filmes e leituras e até atividades com os familiares.

O piloto terá duração de 27 dias, quando serão analisados os resultados.

E você? Quer adotar hábitos mais saudáveis? 

A nutricionista do município de Igrejinha, Marília Kelen, separou quatro receitinhas, que foram trabalhadas em uma oficina culinária com os pacientes.  BAIXE AQUI O E-BOOK.



Fonte: Renata H. G. Eidelwein/Relações Públicas
COMPARTILHAR: