Tempo médio para atendimentos não urgentes
Adulto: 49 min
Pediatria: 34 min
11/08/2025

HBP é habilitado para o Programa Saúde 60+ RS

Serviço será referência na Região 6 de Saúde e receberá R$ 120 mil mensais para atendimento especializado a pessoas idosas.

Na manhã desta segunda-feira (11) , o HBP foi habilitado pelo Governo do Estado para integrar o Programa Saúde 60+ RS, que oferecerá atendimento ambulatorial especializado a pessoas idosas classificadas como frágeis ou com diagnóstico de demência. O evento foi realizado pelo Governo do Estado e contou com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, de lideranças regionais e do deputado estadual Joel Wilhelm, que tem forte atuação junto à saúde regional.

Com a habilitação, o HBP passa a ser referência para a Região 6 de Saúde, oferecendo atendimento ambulatorial especializado a idosos considerados frágeis pela Atenção Primária ou diagnosticados com demência. O programa garante R$ 120 mil mensais para a manutenção de uma equipe multiprofissional dedicada a promover um cuidado humanizado e contínuo, com o objetivo de prevenir complicações, reduzir hospitalizações e melhorar a qualidade de vida dessa população.

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com maior proporção de idosos: cerca de 20% da população tem 60 anos ou mais. Esse cenário exige políticas públicas estruturadas para oferecer atenção especializada e regionalizada, garantindo mais dignidade, autonomia e bem-estar à população idosa. Os atendimentos serão realizados mediante encaminhamento das unidades básicas de saúde e contarão com consultas médicas e multiprofissionais, exames e acompanhamento especializado.

Representando o HBP, estiveram presentes o diretor João Schmitt, a gerente assistencial Joice Adriana da Silva, a gerente administrativa Franciele Carneiro e o assessor de comunicação Guilherme Oliveira.

A habilitação do Hospital Bom Pastor no Programa Saúde 60+ RS é um marco importante para a saúde regional. O reconhecimento e incentivo dados pelo Governo do Estado reforçam o compromisso com o fortalecimento da rede de atenção especializada, beneficiando diretamente a população idosa e contribuindo para um sistema de saúde mais justo e eficiente.